Crise existencial
Você já sentiu que falta sentido para a sua vida? Algo como, “minha vida não tem mais graça”, “perdi a vontade de fazer as coisas” ou “não sei mais o que faço, tenho vontade de parar o mundo”.
O que devemos fazer quando nos sentimos assim? Consigo trazer para cá uma idéia bem simples do porque em alguns momentos podemos nos sentir assim.
Agimos seguindo padrões, regras, conceitos, e neste agir, perdemos nós mesmos, nosso brilho de viver, deixamos de fazer as coisas que sentimos serem nossas, para fazer aquilo que é certo – alguém disse que era o certo -, quantas vezes deixamos de fazer algo porque não iria agradar aos outros? Ou nem nos damos a oportunidade de descobrir coisas novas, pois já tem algo pronto trazido pelo outro.
Nesta perdemos nossa identidade, vivemos a margem do que esperam de nós, esquecemos de colocar em ação o que imaginamos que somos, na maior parte das vezes agimos assim por que necessitamos ser aceitos pelo outro.
A vida é feita de escolhas, e se em algum momento estas não me fazem mais feliz, sinto que a vida perdeu a cor e que sou apenas um coadjuvante de tudo o que faço, então; porque não tomar novos rumos?
Nossas escolhas podem ser redefinidas quando quisermos, se aquilo que parece o certo não é mais, podemos mudar sem problemas, apenas escolhemos seguir nossos instintos e buscamos ser mais felizes.
Quando me deparo com pacientes passando por estes momentos de “crises existenciais”, trago para eles uma corda e uma lanterna, pois vamos entrar nesta crise juntos e descobrir o que a está causando, sou a testemunha de tudo o que ele permitir que eu seja nesta busca pelo sentido de sua vida, pelo encontro com o que está angustiando.
Muitos topam o desafio e juntos seguimos existência a dentro descobrindo o que nos constituiu como somos e quais as possibilidades de sermos outros, ou até mesmo de continuarmos nós mesmos, pois podemos escolher ficarmos como estamos, mudarmos alguma coisa ou tudo, contanto que seja uma escolha consciente.
Quando aprendemos a escolher por nós mesmos, a vida faz mais sentido, as cores ficam mais intensas e o prazer de viver se torna constante. A liberdade desta conquista é o que nos move para o novo, o que nos trará para a realidade de quem realmente somos e o que queremos.
Portanto, se estiver passando por este momento de “crise existencial”, buscando o sentido para sua vida, vamos lá… Mergulhar dentro de nós mesmos com uma corda, lanterna e alguém que testemunhe conosco esta busca é uma viagem surpreendente.
Ro
Parabéns pelo artigo! Gostei muito. Pura realidade!
Vivemos etapas em nossas vidas e nem todas nos sentimos felizes. Muitas vezes entramos em crise!!!
O bom seria se tivéssemos coragem de “virar a mesa” e sermos autênticos… esquecendo dos padrões, regras e conceitos… o que não é fácil. No fundo esperamos sim! aprovação do outro. Agindo desta maneira tiramos o colorido da vida, e o pior disso tudo, quando estamos em crise é que nem sempre buscamos alguém que testemunhe conosco, e é onde se agravam todos os problemas!
Eu como bibliotecária… li… aprendi… fiz acréscimos para a minha vida, imprimi e vou arquivar com muito carinho.
Beijos da
Dinda
CurtirCurtir
Oi Dinda!
Como é bom poder compartilhar do meu trabalho com você.
Obrigada pelo incentivo e que possamos muitas vezes mais trocar vivências em nossas conversas sempre tão boas.
bjs,
Ro
CurtirCurtir
to nessa 😐
CurtirCurtir
Vamos juntos nessa!
CurtirCurtir
Ro,
Estou adorando a leitura.
Me inspira seus insights, e só me mostra o quanto a Yoga e a psicologia caminham juntas.
Bjs
CurtirCurtir
Oi Wal,
Que bom!
Também acho que Yoga e Psicologia andam juntas.
bjs
CurtirCurtir